sexta-feira, 30 de maio de 2014

Uma Introdução ao mundo dos concursos

Então, no final das contas o rascunho que eu tinha era composto de três frases. Mas não faz diferença. Eu estou cansada e disposta, então vou fazer um post completamente novo.
(tipo, coisas aconteceram nesse mês que não postei sabe xD)


A historinha de hoje tem a ver comigo. De novo, é. Sinto muito se sou muito concentrada em mim, mas poxa, o blog é meu e eu quase que esqueci como faz isso, então me deem uma folga, vai.
Enfim, gente.
Eu já postei alguns textinhos meus aqui no blog -não vou nem colocar os links pq não sei se quero que vocês os leiam de novo-, e já comentei ideias de histórias e sobre ficar acordada até tarde escrevendo loucamente. Disso, acho que já deve ter dado para perceber que eu curto escrever.
E, bem, eu tenho um blog. Eu devo gostar um pouco de escrever.

'Obviamente', diz Konata
Mas, não. Eu não gosto de escrever, na verdade. Não é mais questão de gostar. Já virou uma necessidade, uma característica minha. Sinceramente, eu não sei o que faria se não escrevesse. Quer dizer, guardar toda essa loucura de histórias dentro da minha cabeça, sem escape? Provavelmente enlouqueceria.
Então, como escrever virou essa coisa natural, eu decidi que posso muito bem viver dela. Ganhar dinheiro com... esse troço... que eu faço de qualquer modo.

{Inclusive, "esse troço" está causando alguns problemas para mim na questão de escolher uma faculdade. Não tem nenhum curso específico focado nisso! E ai, faço o que? Letras, apesar de não querer ser professora? Biblioteconomia, apesar de querer escrever livros, não ser babá deles?}

E, para a minha sorte, a Saraiva está fazendo um concurso de novos talentos!


Acho que é comemoração dos 100 anos, mas não tenho certeza. É um concurso dividido em literatura e música, e na parte de literatura (que foi a que eu procurei, obviamente), você pode se inscrever em 3 categorias:
-Literatura Adulta (Romance)
-Literatura Juvenil (Crônica)
-Literatura Infantil (Poesia)
O prêmio do primeiro lugar é de 20 mil reais e a publicação do seu trabalho pela Saraiva. Fala sério, é muito mágico.


Não, eu não tenho esperanças sonhadoras de que vou passar em primeiro e virar um fenômeno da escrita mundial... bem é claro que tenho, mas todo mundo sonha que vai conhecer o Matt Smith e outras coisas impossíveis. O caso é, eu enviei minha inscrição ontem, e por mais que adore a ideia de ganhar algo, foi bom nem que só para eu começar a perder o medo de participar desse tipo de concurso.
E eu mandei uma crônica. Porque tipo, poesia, hm, nunca foi o meu forte, e eu infelizmente ainda não tenho nenhum manuscrito terminado ou perto disso. Crônica é rápido, divertido e dá pra falar praticamente de qualquer coisa =D


Mas admito que a minha parte preferida do concurso é o fato de que você tem que mandar seu texto sob um pseudônimo (leia-se: falso nome. Ex: Lewis Carroll é o pseudônimo de Charles Dogson). Eu sempre quis um pseudônimo, mas nunca tinha tido um motivo real para pensar em um! E é muito legal de fazer, porque você entra em altas viagens e faz coisas muito loucas, tipo tentar criar anagramas com o seu nome e tals.
Também foi um pouco estressante, na verdade. Mas acabei me divertindo do mesmo jeito.
(nope, não vou contar qual é o meu pseudônimo. o propósito é justamente ninguém saber que sou eu, manés!)

Caso alguém tenha se interessado em participar do concurso, é só entrar em Prêmios Saraiva (*clica*) e fazer todos os paranauês lá. Mas faça rápido, porque o prazo é amanhã!! (ooops xD)
Ah, e se tiver outro escritor não publicado por aqui que queira checar outros concursos - já que o que eu indiquei tá meio em cima da hora-, eu encontrei esse blog: Concursos Literários. Parece que ele tem todas as informações que poderíamos pedir.


É isso aí, povo. Agora eu estou oficialmente concorrendo com pessoas. Yaay!
Desejem-me sorte, sim? ;D

Beijos, Bia, alguém que provavelmente passará a participar de mais concursos literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário